Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar


Um Grupo de blogueiras "das antigas", o Blogosfera + Unidas, comandado pela Ana Lu do Oxente Menina, foi criado com o intuito de resgatar o que está quase sendo exterminado: A coletividade! Pô, se eu gosto de uma matéria em qualquer site ou blog, eu curto (e aparece no meu Facebook), eu twitto (e aparece no meu twitter), eu compartilho (e meus amigos vêem em qualquer rede social). "Pra que compartilhar a matéria do outro blog e gerar visualizações para ele? Sempre achei um egoísmo extremo essa linha de pensamento". Mas engano de quem pensa assim: Se você tem o costume de divulgar/compartilhar matérias legais, você pode conquistar novos leitores que gostam do mesmo segmento de matérias das que você compartilha.

Porque compartilhar uma matéria da revista Claudia e não compartilhar uma matéria de um blog? #Reflitam!

Com tantos blogs sendo criados nos últimos três anos, os blogueiros (a maioria) olham apenas o umbigo próprio e se fecham no quadrado, como se só o que eles escrevessem bastassem, como se eles divulgassem o post do colega, iriam perder leitores...e eu sempre pensei diferente. 

O Beleza F5 nasceu com o intuito de informar e atualizar (F5) as novidades de Beleza. Eu tinha que pesquisar muito no Google, porque nenhuma assessoria sabia da minha existência e antes de publicar qualquer informação (para que não houvesse nenhum erro), queria todos os detalhes. Eu não criei o blog para ganhar brindes, ou para ir em feiras e pedir produto para testes. E desses três anos pra cá, é lamentável ver no que a "Blogosfera" se transformou:

Números Comprados
Copia e Cola ou plágios
Blogueira precisa ser rica, se vestir com grifes, viajar ao redor do mundo de First Class
ou
Blogueira é caça-brinde (bolsa-amostra)
Blogueira precisa mostrar que "to ostentando mais do que o eike batista" (agora está fácil..porque ele voltou a ser da classe média rs)

Lógico que com inúmeros blogs, principalmente de assuntos femininos, as empresas de cosméticos e moda passaram a nos enxergar como um veículo de informação. Eu não sou graduada em Jornalismo, mas tenho um blog. Só que aí está o problema: Muitas marcas e assessorias se prendem à questão de: " Quantos seguidores você tem em tal rede social? " [um exemplo] Como se seguidor fosse referência de um conteúdo bem escrito. Eu sou formada em Adm de Empresas e trabalhei na área financeira. Gosto de números, mas de números reais. Vai saber se aquele blog conseguiu seguidores pelo conteúdo, por sorteios ou por compras fakes? Eu não tenho nada contra sorteios, o BF5 realizou diversos, mas sorteio não prende ninguém. Conteúdo relevante sim.

No começo de 2012 escrevi um texto que estava me perturbando demais: "Seguir o blog pra quê?" Ele envolveu os dois temas acima: seguidores e compartilhar matérias de outros blogs. Ainda no mesmo ano, publiquei outro texto de reflexão comparando blogs com clusters, nomeado de: "Em Busca do Oceano Azul", onde naquela época eu já me sentia meio "fora da rodinha". Um dos assuntos comentados era de que o "leitor" buscava um blog pelo layout, presentes luxuosos, presença Vip's em eventos glamourosos, dinheiro, fama e saber da vida pessoal da blogueira. E não pelo conteúdo em si. 

Quem não quer uma vida tranquila fazendo o que gosta com estabilidade financeira? Melhor que isso é ganhar na Loteria. Nada contra quem faz publieditoriais, eu já fiz alguns trabalhos, mas sempre sinalizando corretamente em cada postagem. Só que há muito blog por aí que vende informação e não sinaliza, como "Aquela Dica de amiga", "Amei o creme, o melhor do mundo, compre aqui - e não avisa que ganhará comissão".

Enfim......Pra mim, blogar é muito mais que tudo isso. Blogar é passar minha sensibilidade através da escrita, é me sentir feliz a cada matéria publicada, é gostar de dividir meus conhecimentos e experiências, é não me sentir pressionada a publicar o que não me interessa. Resumindo, meu pensamento não mudou em nada relacionando aos posts de 2012, apenas acrescento a EMOÇÃO que sinto quando há interação comigo em qualquer rede social. É tão gostoso saber que existem pessoas que querem conversar contigo, mesmo discordando, mas respeitando o seu ponto de vista. É disso que eu gosto. Se eu pudesse, passava o dia conversando com todas vocês. Eu fiz o aniversário de um ano do blog achando que sempre estaria em contato com as convidadas, gastei uma nota (hahaha) não cobrei entrada (como as "famosetis" fazem)..mas se falo com 30% de 2011 até agora é muito. Quero encontrinhos, quero troquinhas, quero gente do bem!!!! E ainda bem que estou em um grupo de blogueiras desse "BEM".

Leia a seguir mais reflexões de blogueiras lindas que estão participando desta Blogagem Coletiva:


Beijinhos - Dani

Comentários

Postagens mais visitadas