Seguir o blog pra quê?

Essa é uma questão que sempre quando posso converso com outras blogueiras sensatas.

"Ser seguidor de um blog não significa que ele é seu leitor e muito menos que ele lê seus posts todos os dias"

Dado essa minha opinião, vamos discutir esse assunto:

A palavra seguidor, para mim, é quem procura ler em seu site/blog o que você publica. É quem curte participar dos sorteios que você realiza com tanto carinho. É quem vê seu blog como leitura diária e não abre mão de perder nenhuma dica. O blog já é gratuito. As informações são gratuitas. Vamos ler mais?

Quantos seguidores seu blog possui?

Não gosto dessa pergunta. O blog pode ter dez mil seguidores, 2 comentários por post e quase nada de visualizações. Número de seguidores não influencia em nada. As empresas precisam aprender que esse fator de números não a deixa mais conhecida, muito menos com mais prestígio. A empresa precisa saber se o blog tem conteúdo, se escreve bem, se usa imagens boas, se a blogueira passa a informação correta.... isso é sim digno de perguntar. Seguir um blog não significa que você é um leitor. Faça uma pastinha de blogs favoritos em seu navegador ou assine o FEED. Pronto: você estará seguindo sem ser um número.

Quantos comentários por post?

Também não é relevante, uma vez que quando você compra uma revista, você está comprando porque gosta. Se você lê e tem uma opinião, você discute com outras pessoas que leram: Amigos, familiares, fóruns..e não com a autora da publicação. Eu fico feliz quando alguém leu e comenta com outra pessoa meu post e que depois chega a mim. Também gosto dos comentários com opiniões no blog. Mas não suporto aqueles automáticos: Gostei, Lindo, Segue meu blog? entre outros.. Comentar não significa que leu, e não comentar não significa que não leu.

Botões para compartilhar? 


Todos os blogs possuem pelo menos 1 botão para compartilhar a matéria em alguma rede social. E sabe quando esses botões são usados pelos leitores? NUNCA. Em sua minoria, são usados. Mas o fato é:

Serve pra que?
Se eu gosto da matéria, eu twito ou compartilho no meu facebook/G+. Onde eu estou divulgando GRATUITAMENTE o que gostei, onde outras pessoas da sua rede social pode abrir o link e gerar mais visualizações para aquele blog. 

Pensamentos egoístas: Pra que vou divulgar de graça outro blog? Não ganharei nada com isso e a outra blogueira ganhará visualizações.
Engano o seu: Se você tem o costume de divulgar/compartilhar matérias legais, você pode ganhar seguidores nas redes sociais, que gostam do mesmo segmento de matérias que você compartilha.

Porque compartilhar uma matéria da revista Claudia e não compartilhar uma matéria de um blog? #Reflitam!

Quantos seguidores você tem no twitter?

Isso a empresa pode perguntar e não é tão deselegante. O seu seguidor recebe na "TIMELINE" dele o que você publica. Então se você for publicar algo, automaticamente, essa pessoa tem acesso no que você gerou. E como eu disse no compartilhamento nas redes sociais: Se você publica coisas legais, mais seguidores virão.

Quantas "curtidas" seu blog tem na página do facebook?

Penso a mesma regra para seguidores no twitter. É uma maneira de acompanhar todas as matérias publicadas, desde que a blogueira atualize todos os dias a página. Assim o leitor não perde também. E não se vive apenas de publicações uma página, pode-se haver promoções, vendas, comentários, discussões e outros aplicativos para complementar a dinâmica dela.

Assinar o feed: Sim ou não?

Totalmente sincera: Eu prefiro que assinem meu feed do que sigam meu blog. #Por que? Assinar o feed é receber todas as publicações no seu e-mail. Eu tenho dois e-mails: um pessoal e outro do blog para assuntos variados também. Então assino os feeds com esse e-mail do blog. E você pode escolher se quer receber 1 vez por dia ou 1 vez por semana algum resumo. E se você gostar do inicio da matéria, vai despertar a curiosidade em ler o restante. Ou ler as outras matérias já publicadas no blog/site. Indico esse serviço.

GRATUITO: tudo o que eu publiquei nesse blog é grátis, ou seja, não tem custo nenhum para o leitor. Em apenas alguns segundos com "cliques" você compartilha, tuíta, curte, segue, participa.....Aproveitem e leiam mais, se interessem mais, compartilhem mais. Não estou falando para fazerem isso no meu blog, mas em qualquer um. Porque quem não compartilha não sai do seu "mundinho".

Esse texto foi feito por mim [Daniela] onde eu sempre quis apresentar uma abordagem completa sobre o assunto. Caso queiram copiar ou citar alguma parte do texto, por favor, dêem créditos, igual em trabalho de conclusão de curso nas faculdades. Essa é a minha visão, graduada em Administração de Empresas e apaixonada por Marketing.

bjs

Comentários

  1. Pois é, Dani! Compartilho da mesma opinião.
    Faço o meu máximo de comentar e participar de todos os blogs que sigo. Sim, só sigo os que me interessam. Não corro atrás de números! "Blogo" por hobby e não sou desesperada por parcerias. Se vier ótimo, se não continuo com a minha caminhada de informar e trocar experiencias. É bem chato mesmo essa corrida por uma parceria que a blogesfera está sendo contaminada.

    Um beijo
    Chiclete Bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A Maioria das empresas buscam números de seguidores do Blogger, uma vez que esses números não refletem em nada na movimentação do seu blog né?
      Mas fazer o que! Que vivam os melhores blogs! bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  2. Verdade ... pena que as empresas não compreendam isso! Que quantidade não quer dizer qualidade! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma pena mesmo. Mas há empresas que já estão mudando esse hábito!
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  3. Concordo completamente com você Dani na maioria dos tópicos que você citou.Acho extremamente chato que você se esforça,passa um tempão fazendo um post e quando recebe um comentário está escrito "Legal.Visita meu blog?",é tão desanimador...acho que as leitoras tem que comentar de verdade os blogs que acessam e quando acham algo relevante por lá,comentar que achou um look do dia bonito também vale!
    Também concordo com a Raphaiola,blogo por hobby e não sou desesperada por parcerias,se apareceu é lucro,se não continua fazendo o que gosto sem visar apenas números e lucro.

    Beijos
    http://imodelblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem espero por comentário. Eu espero por visualizações e compartilhamentos nas redes sociais da pessoa através dos botões ao final de cada post.
      Isso mostra que as pessoas vem até meu blog buscar informações que desejam.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  4. Dani, gostei muito do post, é bastante pertinente, esses dias mesmo estava comentando, que tantas pessoas visualizam o blog porém não comentam, e eu tb sou assim,estou me policiando quanto a isso mas faz parte, beijos!!

    www.redequinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço a mesma pergunta que você, mas não culpo as leitoras... Pois muitas entram olham as imagens e saem...isso é relativo... Mas no midia kit as empresas exigem que vc mostre números, quantidade e não qualidade... Isso é o que pesa na escolha do parceiro, eles não leem os comentários... Para eles não interessa se são 5 bons ou 50 de "gostei acesa meu blog" o que eles querem são os 50...
      Bjs Nathy

      Excluir
    2. Rê: comentar na minha opinião não é muito relevante como já respondi para outra guria acima. Se o leitor passou por aqui e gostou do que viu, voltará mais vezes. Faça o mesmo! Procure divulgar seu blog em algumas comunidades do segmento que você atua, mesmo existindo vários bloggers, o leitor saberá ver o seu diferencial.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
    3. Nathy: é verdade, mas nada como fazer a diferença né? Odeio ser igual.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  5. Oi bom dia gostaria de dizer que as vezes nao opino ou compartilho e por nao concordar da opiniao,hoje por exemplo vou fazer os dois,concordo que assinar o feed e melhor pois assim tenho as suas aualizacoes mais fresquinhas (kkk)e nao tenho blog so amo o mundo feminino ,alias muitas duvidas minhas e de amigas foram tiradas por voce pela sua opiniao sincera ,sabe porque muitas nao opinao tambem e por ficar aqui deixando recados e depois recebendo mensagem automaticas,nao e o seu caso ta ,bom fique com Deus bjinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla. Obrigada por sua opinião sincera e obrigada mais ainda por gostar desse meu blog. Eu sou sim sincera em tudo. Gostando ou não.
      Venha sempre! Mesmo que não dê para você comentar.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  6. dani, arrasou nesse post!! Ele mostra voce falando, e tudo que esta escrito faz MUITO sentido, muitas pessoas pensam da mesma forma, mas nunca li algo assim - tao claro e sucinto - PARABENS!!!
    BEIJOS
    je

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jé! Obrigada!!!
      Eu tentei fazer da forma mais clara. Espero que todos tenham compreendido.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  7. Eu não tenho blog, por pura falta de tempo, e por isso não costumo comentar muito nos blogs que sigo (sigo vários) Porém, sempre que me torno seguidora, a primeira coisa que faço é assinar o feed. Pq fica muito mais prático a gente receber os posts no email, estar sempre acompanhando e comentando na medida do possivel, pois hoje em dia na internet existem uma infinidade de blogs bacanas e sem o feed, alguém sempre acaba sendo esquecido! Gostei muito do teu post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty,
      É, ter um blog hoje em dia precisa de um tempo hábil.
      E é bom que você assine o feed dos blogs que você gosta, assim não perde nenhuma postagem né?
      Mesmo que não comente em todos, pelo menos você leu. E isso é o que importa para mim.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  8. Concordo totalmente com o seu texto, Dani! Antes, eu não entendia muito bem essa história de seguidores... Eu leio os blogs pelo feed e muitas vezes até esqueço de seguir! Aí a pessoa acha que eu não leio porque não sigo, hunf.
    E só comecei a comentar mais depois que criei um blog e acabei me engajando um pouquinho, mas antes nem comentava... E isso não significa que eu não gostava dos blogs, enfim...


    www.unhasinspiradas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula. Verdade. Comentar não significa que você leu o texto inteiro ou vice e versa.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  9. Adorei Dani!!
    Também penso mais ou menos assim!
    as empresas querem numeros, só isso... mas é o numero de views e alguns comentarios, que nos incentivam mais a escrever, de forma mais alegre, sabendo que tem gente gostando e lendo né!

    Beijos
    http://www.malditabeleza.com
    @malditabeleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade flor.
      Ultimamente não estou ligando para empresas.
      E vou fazer algumas modificações no blog depois de março.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  10. Mto boa reflexão. Aliás, muito oportuna tb.

    ResponderExcluir
  11. Dani, ler a sua opinião, seus posts é igual a conhecer um pouco mais de vc, das coisas que vc pensa e consegue se expressar aqui! Eu penso assim, seguir, significa acompanhar, claro que não é possível estar todos os dias no blog, mas pelo menos as vezes! Não adianta ter 2 mil seguidores, se eles não visitam teu blog, se só querem uma troca, para ter mais e mais seguidores! Não me importo com o numero de seguidores, me importo com as pessoas que realmente curtem o meu blog!!

    Ah, no meu look, meu sapato é um Mocassim ;)

    Beijos e uma ótima tarde ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mas seguir o blog no BLOGGER não é sinônimo que eles entram e leiam suas matérias. As vezes, pessoas que não seguem o blog, visitam todo dia e não comentam.
      Eu não me importo agora. Antes achava tudo de bom, Hoje penso diferente.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  12. Ótimo post Dani.
    Conteúdo é tudo, tem gente que larga 15 posts por dia e tem dois ou três comentários, mas tem zilhões de seguidores...
    Me amarrem numa camisa de força quando eu começar a postar só uma fotinho pra constar.
    Se tem conteúdo posta, se não tem, não posta.
    Um beijo!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade né?
      Mas o meu texto não vai muito para esse seu pensamento, que não deixa de estar correto.
      Eu posto em média, 3 posts por dia, todos com conteúdo, e prefiro as pessoas que não comentam, mas que leram tudo, do que as que se baseiam nas imagens e comentam que gostaram. =)
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  13. Taí gostei ...
    As empresas estão olhando os números errados, seguidor em blog atiça os olhos de quem vê, mas não significa que esse mesmo tanto de seguidor lê teu blog todo dia , te segue mesmo ... Muito bom!


    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade! Você disse tudo. As empresas estão olhando os números errados.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  14. Desde que as leitoras viraram blogueiras fica dificil seguir todos os blogs visitar todos os blogs, até mesmo as empresas ficam confusas com tantos blogs, por isso esse critério foi adotado e confesso que desanima !
    Mas sou daquelas que tem fé que os blogs bons sobreviverão a isso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que isso pode-se chamar de Método.
      A caixa de seguidores não é o espelho das suas visualizações diárias.
      E as empresas criaram esse hábito, onde a maioria nem sabia que existia e preferiram acreditar nas que já possuíam esse hábito.
      Sim, bons blogs sobreviverão.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  15. Oi Dani! Muito bom o seu texto! Sou completamente a favor!

    Já vi muitos blogs com muitos seguidores e com um conteúdo e apresentação péssimos!
    Por isso, sempre procuro escrever bem e trazer boas informações aos meus leitores!
    Nós blogueiras (pelo menos eu) só nos preocupamos com o número de seguidores por causa dos questionamentos das empresas que buscam parceria e ainda não se deram conta de que esse número não é tão significativo assim!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade fer.
      Eu não penso mais nesses números, porque meu blog será mudado um pouco nessa questão de parcerias. Não vai mais existir após março.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  16. Geralmente eu comento quando me interesso pelo assunto do post, não adianta os blogs terem um monte de seguidores e muitas matérias e o pessoal não comenta ou não se interessa pelos assuntos...é só minha opinião...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas você está certa. Mas mesmo que você goste e não quiser comentar, Tudo bem também.
      Como eu já respondi para as meninas acima, prefiro que você volte todos os dias e apenas "leie" as matérias, porque voltando todos os dias, significa que você curte minhas publicações.
      Comentar ou não...não faz tanta diferença pra mim.
      bjs e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas