Campanha para DOAR MEDULA ÓSSEA

Tenho uma amiga super querida que mora em Campinas e ela sempre levanta vários movimentos e campanhas para ajudar quem necessita. Dentre as campanhas, ela luta muito por doação de medula óssea e me enviou um texto para eu publicar no #bf5. Acho muito importante isso. Eu doei medula óssea em Campinas (Unicamp) para meu pai e não foi compatível. E está lá, pois ainda não acharam compatibilidade. Leiam mais sobre o texto e se puderem, Doem e Espalhem essa notícia:

"Então... o transplante de medula! Muitos brasileirinhos são diagnosticados com diversas doenças do sangue e passam a necessitar do transplante de medula. A mais comum e conhecida dessas doenças, é a leucemia.

Grande parte desses pacientes consegue encontrar doadores dentro da família ou no banco dos doadores voluntários de medula óssea

Mas cerca de 1500 brasileirinhos estão sem encontrar doadores compatíveis na família ou no banco dos doadores, o que faz com que sua unica esperança sejam novos cadastros... pessoas não cadastradas ainda que se cadastrem como doadores voluntários de medula

COMO FUNCIONA:
Você vai até um hemocentro que faça o cadastro de medula (em Campinas tem a Unicamp e em São Paulo só a Santa Casa) e fala que você quer fazer o cadastro como doador voluntário de medula óssea. No cadastro é coletado 5ml de sangue, igual a um exame de sangue normal e esse sangue é enviado para o REDOME (banco nacional dos doadores de medula óssea). Lá é feito sua tipagem genética e registrado no banco. Caso um dia sua tipagem cruze com a de algum paciente necessitado, eles te chamam pra saber se você quer doar

É muito difícil ser chamado, pois a chance de compatibilidade é de 1 em cem mil. Estou cadastrada ha quase 10 anos e nunca me chamaram
Enfim, se for chamado, existem 2 formas de doar, as quais dependem do caso do paciente:

  • A primeira é uma transfusão de sangue simples, uma espécie de doação de sangue comum
  • A segunda é por punção na bacia. Nesse caso você precisa internar por um dia e o procedimento leva 15 minutos, com anestesia pele dural.

A punção na bacia é o mesmo procedimento de um mielograma, exame feito na medula dos pacientes que precisam do transplante mensalmente. Os pacientes passam por esse processo todo mês e sem anestesia na maioria dos casos... para nós seria uma vez só.

Ai eu estou com um amigo aí de sp que precisa do transplante. Ele é atleta da seleção brasileira de natação. Estamos fazendo campanha em prol dele, mas lembrando que o cadastro de medula não é especifico pra alguém, mas serve para qualquer um que precise

Nós fizemos um dia aqui em campinas, mas é muito difícil mobilizar pessoas. Fizemos  via face, mas muitos poucos amigos ajudaram a divulgar. Estamos tentando criar uma pagina agora.

Para doar sangue tem muitas restrições! Tem questão de numero de parceiros sexuais, gripe, se ingeriu bebida alcoólica, varias doenças. Mas para cadastro e doação de medula as restrições são apenas: hepatite c, doenças contagiosas (aids, sifilis, etc) e caso você tenha ou já tenha tido câncer
e é isso!"

Queridas leitoras! Espero que Deus toque em seus corações para doar e se não puderem, compartilhar esse post. Nós que estamos saudáveis sempre precisamos tentar ajudar quem está doente. Eu tentei ajudar meu pai e não foi compatível. Imagina isso. Ele faleceu =( mas ainda tenho fé em poder ser compatível com alguém para tentar salva-lo.

Beijinhos e uma ótima terça-feira!
Dani Oliva Roma

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas