A Higiene do Umbigo do Recém Nascido


Até meu bebê nascer eu não sabia como fazia a higienização do umbigo até o coto do cordão umbilical cair. Aprendi na Maternidade que o Rafi nasceu e as informações que irei dividir com vocês existem em trocentos sites. 
Assim que eles nascem, o coto umbilical tem essa aparência verde amarelada como a foto acima. Se você olha a foto de um bebê qualquer pode sentir um "nojinho", mas quando é do seu bebê, sua única preocupação é: Será que machuca meu bebê?

As enfermeiras e as pediatras disseram que o coto umbilical não machuca de forma alguma a pele do seu bebê e que eles choram quando tocamos na região devido ao cotonete estar geladinho por causa do álcool. 

Bom, para manter o umbigo limpo você precisará de:

➭ Hastes Flexíveis
➭ Álcool Líquido 70%
➭ e ser forte para ouvir seu bebê chorar (rs)

Você molhará a ponta da haste flexível no álcool e contornará o umbigo pelo lado de fora. Depois contornará o coto do cordão umbilical na parte interna do umbigo (essa parte eles choram mais) até sair todos os resquícios (podem ser marrons ou vermelhos [sangue] e até um pouco de pus - super natural) e finalmente, por toda a extensão do coto (quando está gelatinoso ainda). Esse procedimento eu fazia em toda troca de fralda, independente do horário. Deixar secar naturalmente e em nenhuma hipótese enrolar faixas. O umbigo precisa respirar. 

A fralda que usei no Rafi de recém nascido foi da RN da Pampers e ela deixava o umbigo de fora.

Depois de 10 dias, o coto não estava mais gelatinoso e sim uma casquinha marrom escura. No 14º dia o coto finalmente caiu. Tem bebês que caem antes e outros que caem depois. Mas se passar de 25 dias e não cair, procure o pediatra e o informe. Já ouvi casos de que o pediatra teve que "arrancar".

Depois que caiu, continuou saindo sangue (pouquissimo) e continuei passando o álcool 70%. O umbigo dele ficou saltado e o pediatra disse que é normal devido a musculatura na área da barriga e dos choros, que ele faz muita força e o umbigo "entrará" com o tempo. Não precisa colocar moedas ou qualquer outro objeto para fazer o umbigo entrar ok?

Se acontecer algo diferente do que falei neste post com o umbigo do seu bebê, entre em contato com o pediatra dele. Espero que eu possa ter ajudado as mamães de primeira viagem!!! Beijinhos

Comentários

  1. Tenho nojinho, mas como não sou mãe isso pode passar qnd vier o meu, né?
    Nunca me preocupei se eles sentiam dor, acredita? Achava que eles nem sentiam nada...que bom vc falar.

    bjs
    www.blogdapriscilla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm tinha nojinho! é normal! quando seu bebe nasce o nojo desaparece!!! Beijos

      Excluir
  2. Eu tenho uma certa fobia de bebê e umbigo..rs

    ResponderExcluir
  3. Meu maior medo era cuidar do umbigo, fazia exatamente como vc Dani e o da minha bebê caiu com 7 dias, ficou um pouco saltado tb, mais já estou notando que ele esta entrando e ficando bem bonitinho =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas