Ácido Fólico: Por que ele é importante na Gestação? + Sorteio (Encerrado)

O Ácido Fólico é um comprimido pequeno, não engorda e não tem efeitos colaterais. Ele pode ser chamado de folato ou de vitamina B9.  Eu já tomei bastante dele, desde a descoberta da gravidez até o começo do mês de junho, quando meu ginecologista trocou o ácido fólico por um complexo de vitaminas que continha o ácido também (tem tudo no canal do youtube).

As mulheres grávidas devem tomar o ácido fólico diariamente ou antes de engravidar, durante o planejamento. É assim: No meu caso, comecei a tomar quando descobri a gravidez e liguei para meu médico. Eu não estava tentando engravidar. Simplesmente aconteceu. Mas quem está tentando. o médico já induz a futura gestante  à tomar, pois esse comprimido pequenininho é muito importante para a saúde e formação do bebê.

Motivos principais para ingerir o Ácido Fólico:
Ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebe, como a espinha bífida e como o cérebro. Os defeitos do tubo neural acontecem durante o estagio inicial de desenvolvimento.
Ajudar a diminuir o risco do bebe ter lábio leporino e certos tipos de distúrbios cardíacos
Produz glóbulos vermelhos normais para prevenir a anemia
É importante para o rápido crescimento celular da placenta e do seu bebê, cujo os órgãos estão em rápido crescimento

Ácido Fólico presente em alimentos:

Está presente em legumes frescos: Saladas de folhas, couve, endívia, espinafre, vagens, alcachofra
Nas frutas: Melão, morango, laranja, banana, kiwi
Nas oleaginosas: Amêndoas, nozes
Em queijos comuns e fermentados e nos ovos.

Grande parte dos médicos indicam o ácido fólico de 5mg. Existem de muitas dosagens, mas em fóruns que costumo ler, a maioria das gestantes tomam esse. E resolvi sortear uma caixinha do ácido para quem quiser participar. Tanto para quem está planejando engravidar quanto para quem está grávida e o ingere

Para quem quiser participar, tem que colocar seu nome e e-mail no formulário abaixo:

E aguardar o resultado. Se quiserem divulgar, avisar as amigas grávidas, fiquem à vontade =) O Sorteio tem início hoje, 07/07/2013 e termina dia 27/07/2013. Estarei publicando no dia seguinte o resultado aqui no blog e página no facebook. A ganhadora terá o prazo de 48 horas para responder o e-mail enviado.

Existem muitas marcas de ácido fólico no mercado. Quando meu médico me receitou, não pediu nenhuma marca, apenas o ácido fólico 5mg. São baratinhos. Mas por favor, consulte seu ginecologista antes de sair tomando tá?

Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida, escreva nos comentários, que tentarei encontrar uma resposta!! Beijinhos

Obs: Escrevi esse post de acordo com minhas conversas com meu ginecologista, pesquisas na Internet e no livro Laurosse da Gravidez!

Comentários

  1. muito importante essa atitude sua ,de informar tudo sobre a gravides e,bjinhos e muito carinho na barriga.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, já tinha ouvido falar sobre o medicamento e a importância de tomá-lo, mas não de forma tão clara como você fez no post! Ainda não tô planejando meu baby, mas informação nunca é demais!
    Parabéns, muita saúde para o Rafi!!
    bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas